domingo, 23 de agosto de 2009

PROJETO FINAL

PROJETO- EDUCAÇÃO AMBIENTAL (RECICLAR É MELHOR)


Justificativa

Este projeto tem como finalidade fazer com que os alunos e comunidade desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só a disciplina de Ciências, mas também Educação Artística, Matemática, Português e outras áreas.
O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender. O objetivo é apresentar meios simples e práticos para enfrentar a problemática do lixo, que está causando a degradação da natureza e do ser humano. A área ambientalista tem recebido uma atenção considerável nos últimos anos por causa da necessidade urgente de conscientização. Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos, vem sendo desenvolvidas para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. No entanto, esses conhecimentos precisam chegar a todas as camadas da população para tornar todos os cidadãos conscientes e participantes desse movimento. Devemos divulgar idéias e conscientizar as pessoas da importância da separação do lixo, visando à proteção do meio ambiente e a redução do desperdício. Todos nós somos responsáveis pelo destino do lixo. Com o aumento populacional, a poluição e o espaço reduzido, estamos hoje buscando meios para resgatar o que estamos perdendo (reservas naturais, flora e fauna). Realizando este trabalho educacional, poderemos acreditar num futuro melhor.A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades. Por que não reciclar, então? Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde. Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Objetivos

Ø Conscientizar a população com a ajuda dos alunos sobre a importância da reciclagem para a preservação do Meio Ambiente;
Ø Entender as formas de separação do lixo;
Ø Possibilitar o entendimento dos diferentes tempos e processos do início da decomposição dos materiais orgânicos em comparação com os inorgânicos recicláveis (vidros, plásticos, metais, papéis) e entre esses inorgânicos;
Ø Proporcionar uma reflexão sobre a importância da separação e reaproveitamento, para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários e para o controle da poluição ambiental;
Ø Promover momentos de reflexão, integração e criatividade;
Ø Criar formas simples dos alunos fazerem a separação e reciclagem na escola..


"Reciclando, preservamos a qualidade da nossa vida e evitamos a formação de lixões; sendo que ao reaproveitarmos o lixo estamos contribuindo para a utilização mais adequada dos recursos naturais."

Público Alvo:

Alunos das escolas Municipais (Tavares) 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries, professores e comunidade em geral.

Disciplinas:

Ciências, Educação Artística, Matemática, Português e outras áreas afim.

Recursos Didáticos:
Ø Visita se possível a um galpão de reciclagem e também onde é depositado o lixo antes de ser reciclado.
Ø Sala de Informática com acesso à INTERNET.
Ø Biblioteca (Jornais regionais, livros e revistas).

Estratégias:
Ø Trabalho interdisciplinar sobre Coleta Seletiva e Reciclagem de Materiais.
Ø Elaboração de um relatório por um período de aproximadamente 2 meses, anotando a quantidade de material reciclado.
Ø Confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados e aprender a fazer o papel reciclado.

Metodologia:
Ø Desenvolvimento de um relatório na visita ao galpão de reciclagem e também do depósito de lixo antes de ir para o galpão de reciclagem, onde os alunos deverão coletar dados para posterior análise;
Ø Pesquisa bibliográfica na biblioteca, internet e/ou jornais regionais;
Ø A análise de dados será feita em sala de aula, em grupo ou individualmente, levando em consideração os dados coletados no galpão e no deposito de lixo;
Ø Construção de lixeiras com as cores características para coleta seletiva de lixo;
Ø Elaboração de relatório do lixo separado na escola(quantidade, tipo de lixo, etc...).

Cores na Reciclagem
PAPEL
VIDRO
METAL
PLÁSTICO
ORGÂNICO
REJEITO


Bibliografia:
Ø Meio Ambiente, Cidadania e Educação, Caderno do Professor- Tetra Pak
Ø MOL et all – Pesquisa – Química para o ensino médio, 1ª Edição, São Paulo, 2002.
Ø MORTIMER, Eduardo Fleury e Andréa Horta Machado – Química para o ensino médio, Editora Scipione, 1ª edição, 2003, São Paulo.
Ø PEC – Programa Construindo Sempre – USP, SP.
Ø Química e sociedade:modelos e partículas e poluição atmosférica, módulo 2,ensino médio/coordenadores Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mol, (coord.)- São Paulo; Nova Geração,2003.- (Coleção Nova Geração).
Ø Química e sociedade: volume único, ensino médio/ Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mol, (coord.)- São Paulo; Nova Geração, 2005.
Ø http://www.mma.gov.br/
Ø www.sabesp.com.br/sabesp_ensina
Ø http://www.jornaldomeioambiente.com.br/
Ø http://www.aprendebrasil.com.br/
Ø http://www.cetesb.com.br/

Nenhum comentário: